ENTRE EM CONTATO PELO WHATSAPP!

Plano de Gereciamento de Resíduos Sólidos (PGRS)

por Piettro

imagem pgrs

O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) é um documento que deve obrigatoriamente integrar o processo de licenciamento ambiental, visto que comprova a capacidade de uma empresa gerenciar todos os resíduos gerados em seu processo produtivo. Com esse plano serão controlados as etapas de geração de resíduos, reduzindo e evitando grandes poluições ambientais e suas consequências para a saúde pública e desequilíbrio da fauna e da flora.

No Brasil, desde 2010, de acordo com a Lei 12.305/2010 e o de decreto 7404/2010, os PGRS são obrigatórios para determinados setores e a elaboração destes deve ser feita pelo setor público a nível federal, estadual e municipal e por empresas públicas ou privadas.

Para elaboração do plano é feito um diagnostico com informações gerais sobre o organograma da empresa, analise do processo produtivo, tipos de resíduos gerados, verificação dos procedimentos atuais de segregação, manuseio, coleta, transporte e tratamento final.

Com base nisso a ECOREAL elabora e implementa o PGRS de acordo com normas brasileiras e legislação ambiental com o objetivo de controlar e minimizar possíveis perdas e desperdícios no processo de produção. Além disso, é oferecida capacitação aos funcionários da empresa, apresentação do plano e o acompanhamento durante toda a vigência do PGRS, avaliando possíveis prestadores de serviços licenciados pelo órgão ambiental e elaboração de novos procedimentos para o controle eficaz de todos os resíduos gerados.