ENTRE EM CONTATO PELO WHATSAPP!

Avaliação Preliminar de Passivos Ambientais

por Piettro

f6d11b8ffb86819d3b2de328c5763a9c

         A Avaliação Preliminar de Passivos Ambientais constitui um trabalho importante dentro do escopo da engenharia ambiental preventiva. É fato que cada vez mais, devido ao crescimento do empreendedorismo, nos deparamos com negociações de áreas com extenso histórico de atividades desenvolvidas no passado.

          A Avaliação Preliminar segue a ABNT NBR 15515-1 – Passivo ambiental em solo e água subterrânea – Parte 1: Avaliação Preliminar. Esta, consiste em apontar a possível existência de passivos ambientais em solo e água subterrânea dentro da área de estudo, sendo realizada com base nas informações históricas disponíveis e inspeção do local, com o objetivo principal de encontrar evidências, indícios ou fatos que permitam suspeitar da existência de contaminação na área.

          A Avaliação Preliminar é a Fase 01 do processo de remediação de áreas degradadas composto por 04 fases (Avaliação preliminar; Investigação confirmatória; Investigação detalhada; Projeto de remediação de áreas degradadas) cujas conclusões indicam a necessidade ou não da realização da Fase 02 – Investigação confirmatória.

          Uma boa avaliação preliminar pode ser a chave para que ocorra uma negociação segura e que para que se valore ambientalmente uma área, seja pela existência de custos inerentes com a recuperação da mesma, seja pela sua liberação como área descontaminada.

A ECOREAL é especializada neste tipo de serviço.

Solicite já seu orçamento!